Tutorial do Save the Date da Ana!

>> terça-feira, 13 de março de 2012


Olá, Noivinhas!
Vim aqui ensinar o STD do nosso casamento... É bem simples, mas tem que ter alguma noção de Photoshop ou outro programa de imagem, como o Corel, por exemplo.
Primeiro decidi o tamanho do STD. Eu usei 7x10 cm (escolhido aleatoriamente mesmo...). A próxima etapa foi decidir o estilo que queríamos. Nós escolhemos mais puxado pro vintage, mas escolha o que mais agrade o casal, como moderno, descontraído, formal... Brinque com as possibilidades, pois pelo que entendo (me corrige, Marcia! Hehe) o STD é mais livre e não precisa, necessariamente, seguir o estilo do casamento.
A foto usada foi tirada pela minha irmã (que não é fotógrafa) e coloquei o efeito e borda usando um site que é destinado só pra isso. Ele é bem simples e amei, pois não sei criar esse tipo de efeito no Photoshop, então facilitou minha vida 1000%! O link é http://pixlr.com/o-matic/
Depois comecei minha busca na internet por freebies no estilo vintage. Freebies são imagens gratuitas para fazer scrapbook digital. Achei o anjinho usado no topo e embaixo da foto. Só colocar no famoso Google a palavra freebie que irá resultar em vários sites... Aí é questão de paciência e ir olhando cada site até achar o que lhe interessa. O coração vermelhinho foi achando na internet também.
Decidido essa parte “visual” comecei a busca por fontes. Um site muito bom é http://www.dafont.com/ Lá tem milhares de fontes em todos os estilos!
Com tudo em “mãos”, montei a arte gráfica no Photoshop. Como não tinha que fazer nenhum efeito no Photoshop, essa parte foi bem simples. No fundo coloquei uma cor clarinha, sólida, pra não ficar aquele brancão contrastante.
O resultado foi esse:

Com a arte gráfica pronta fui em busca da impressão. Passei em uma gráfica famosinha da rua das noivas da asa norte, e pedi o preço. “Gostaria de imprimir 100 STD no formato 10x7. Quanto fica?” “Ficam 200 reais”. O que??? 200 reais??? Falei obrigada e saí da loja. Indignada fui a uma gráfica comum daquelas da W3 norte, que já havia feito impressões para a festinha de minha filha... “Moço, preciso imprimir 100 folhetinhos, tamanho 10x7, papel couché mesmo, que seja mais durinho e firme (230g). Quanto fica?” Depois de fazer uns cálculos, me responde “31,50”. Isso... 170 reais de diferença!! Fechei na hora. E mais os 5 reais para o corte... A gráfica foi a Bureau, na 703 norte.
Com minhas belezinhas impressas e cortadas colei em uma manta magnética que comprei em São Paulo (minha irmã mora lá, então me facilitou a vida. Mas eles entregam tb!). O site da loja é http://www.tecnoimaloja.com.br e escolhi a manta adesivada de 0,4mm. Calculei quanto ia gastar e comprei duas. Esse tipo de manta precisa ter um cuidado na hora de trabalhar, pois é sensível e “quebra” fácil, mas nada que seja dificílimo! É só tirar a parte branca, colar o papel em cima e recortar.

Com essa parte pronta, comecei a pensar no “envelope”. Fui ao SIA, na Só Papel (http://www.sopapel.com.br/) e escolhi um que combinasse com o estilo (10 reais a folha) e ao lado da loja tem uma encadernadora e pedi pra eles cortarem as folhas em pedaços de 7x21. Os 7 cm da largura do STD e os 21 cm para envolver na altura (2 vezes os 10cm da altura mais 1cm para transpor – mas que recomendo um pouco mais, talvez calcular 2cm). Paguei mais 5 reais pelo corte das 3 folhas. Calculei onde que iriam as dobras (esteticamente mesmo, com folha de papel comum, na base de tentativa e erro), marquei com um pontinho bem de leve e dobrei com ajuda de régua. Fiz isso em todos os STD.

A tag com o nome do convidado, eu imprimi em casa, em folha de transparência que já tinha! Fiz uma tabelinha no Word com o nome de todos os convidados, com as bordas bem clarinhas e fininhas, pra não ficar marcado na hora que eu cortasse, com a largura de cada coluna de 7cm (a mesma do meu STD). Colei as tags na borda do envelope com uma fita adesiva permanente, somente nas laterais. E então fechei o “envelope” com uma outra fita que gruda e desgruda. As fitas, eu  comprei de uma amiga que trouxe dos EUA. Mas imagino que dá pra achar outros substitutos aqui no Brasil. Fita dupla-face, que é transparente, para substituir a permanente. E também dá pra achar colas reposicionáveis por aqui... (ex: http://www.papeldepapel.com.br/cola-em-fita-reposicionavel-yes.html)

E está pronto! Foi só colocar na caixinha de correio dos convidados! :)
Custo total?
Ímã: 19,20          
Gráfica Bureau: 31,50 +5,00
Só Papel: 30,00
Corte: 5,00
Total: 90,70 (0,90/STD, mas deu menos porque fiz mais do que 100 por segurança)

Qualquer dúvida é só perguntar!
Beijos e abraços,
Ana

4 comentários:

Nat 14 de março de 2012 às 23:42  

Nossa amei esse post!!!!
Adoro quando a noiva explica tudo bem direitinho igual você fez!!! Vou fazer os meus no mesmo estilo dos seus e as dicas foram excelentes!!! =]

Prity 22 de março de 2012 às 18:10  

Ana, amei os detalhes...eu sou meio metida a ser "fazedora" de convites...rs...e achei o máximo! Simples e elegante...e ficou suuuuper em conta!! Tô em choque a diferença dos valores entre as gráficas...credo!!
Só não entendi muito bem sobre a fita reposicionável que eu na verdade nunca nem tinha ouvido falar...rsrs...aí vc colocou ela onde? Por dentro, é isso?! Na imagem não dá ver, obviamente por ela ser transparente...huahauha...
Parabéns!!
Pelo capricho do STD já se percebe que será um casamento lindo e de muito bom gosto!!

Ana Paula Strack 22 de março de 2012 às 22:05  

Prity,
a fita reposicionável eu usei para fechar o envelopinho... igual quando a gente fecha envelope de carta com cola? só que aqui eu usei essa fita... pq aí os convidados poderiam abrir tranquilo, sem estragar ou rasgar, como aconteceria se fosse uma cola permanente...
deu pra entender? :)

Dúvidas é só perguntar!

Bjos,

Ana :)

Adesivos da Lu 28 de setembro de 2012 às 16:58  

Lindos trabalhos, muito bom gosto... Adorei!!
Cada coisa mais linda que a outra, nem dá vontade de parar de olhar!
Já estou seguindo seu blog, espero sua visita no meu. Parabéns!!! Luciana♥
http://artesdigitaisdalu.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...