O que fazer com óleo de cozinha usado?

>> sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A reutilização do óleo de cozinha é uma forma encontrada para preservar o meio ambiente, pois impede que o descarte seja feito em locais inapropriados como pia de cozinha, lixeiras, em bueiros, ou diretamente na terra. Além de evitar a poluição! Fabricar o próprio sabão artesanal gera economia para o bolso pois não será necessário comprar esse tipo de material de limpeza nos supermercados. Procurei várias receitas, e acreditem: essa receita é super fácil e funciona mesmo! Já faz algum tempo que eu venho fazendo esse rico sabão e o melhor foi mobilizar a minha vizinha a me ajudar. Vamos a receita:



Receita de sabão líquido de álcool e óleo usado:
- 2 litros de sobra de óleo bem limpinho;
- 500g de soda caústica(o melhor é o da marca SOL);
- 2 litros de álcool;
-1 litro de água 1º etapa;
-27 litros de água 2º etapa;
- uma vasilha quande de plástico,capacidade de 30 litros;
- um cabo de vassoura;
-coloque a soda na vazilha com um litro de água (cuidado nessa hora, pois ela solta uma fumaça tóxica! E esse sabão tem que ser feito em lugar aberto!) Mexa por 5 minutos;
- coloque o óleo morno e continue mexendo por 10 minutos;
- adicione o álcool e mexa por mais 5 minutos;
- acrescente os 27 litros de água, eu coloco 20 ml de essência de limão,mas não tem necessidade. Mexa por mais 10 minutos e está pronto! É só engarrafar. Essa receita é boa porque ele é líquido e dá para usar para lavar roupas e limpar a casa.


Qualquer dúvida, me mande um e-mail: benditanoiva@gmail.com, estou por aqui para ajudar! Como eu já fiz várias vezes, garanto que não tem erro.

5 comentários:

Unknown 15 de março de 2012 às 10:56  

Adorei o sabão liquído, vou tentar fazer, pois sempre tenho óleo usado, pois adoro muita fritura.

Marcia 15 de março de 2012 às 19:36  

O álcool é de limpeza ou de automóvel.

Bendita Noiva 16 de março de 2012 às 17:17  

Marcia, pode ser de automóvel, eu testei agora e deu super certo. Outra dica é esquentar bem o óleo e mexer bem todas as vezes, pois teve um sabão meu que deu errado. Tem que misturar bem em todas as etapas. Qualquer dúvida, estou aqui!
Bjs e boa sorte.

ericalonguin@gmail.com 19 de dezembro de 2013 às 10:20  

Eu fiz o meu mas ñ deu certo ...o que fazer .. ele ficou separado ..na parte de cima grosso na de baixo tipo agua...tem como arrumar

Bendita Noiva 5 de fevereiro de 2014 às 20:02  

Erica...é normal. Depende muito do óleo. O meu tbm fica assim de vez em quando.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...